O Ministério da Saúde iniciou recentemente a distribuição gratuita de novos modelos de camisinha por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das versões já disponíveis — a tradicional externa de látex e a feminina interna de látex ou borracha nitrílica — passam a ser oferecidas também as variantes.
A medida objetiva incentivar o uso contínuo e correto do preservativo ao diversificar as opções disponíveis ao público. Segundo o Ministério, a oferta mais atrativa poderia responder à queda observada no uso de preservativos, especialmente entre.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE 2019) apontam que 59% das pessoas com mais de 18 anos que mantiveram relações sexuais nesse período não utilizaram camisinha em nenhuma ocasião; apenas 22,8% relataram uso em todas as relações.
Os novos preservativos apresentam embalagens modernas — as versões fina (“sensi”) e texturizada (“TEX”) — e mantêm a mesma eficácia de proteção da camisinha tradicional. Para este ano, a expectativa do Ministério é distribuir até 400 milhões de unidades dessas novas versões.
A distribuição ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sem exigência de documentos e sem limite de quantidade, ampliando o acesso da população aos preservativos.
LEIA TAMBÉM: Mais de 640 mil aposentados e pensionistas devem fazer prova de vida em 2025
A ação integra a estratégia de Prevenção Combinada, que combina diferentes métodos de proteção — como gel lubrificante, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), diagnóstico e tratamento do HIV e ISTs, vacinação e ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva.
A finalidade declarada é reforçar a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (como HIV, hepatites virais e sífilis), além de contribuir para a redução de gestações não planejadas.
Reportagens destacam, ainda, que nas redes sociais houve divulgação da novidade com apoio do infectologista Ricardo Kores, que apresentou um unboxing da camisinha texturizada (“TEX”) e ressaltou sua disponibilidade gratuita nas unidades de saúde
O post SUS amplia oferta de preservativos com novas versões de camisinha fina e texturizada apareceu primeiro em Segundo a Segundo.