Tutiplast quer produção de curuá na terra do melhor abacaxi do AM

A empresa Tutiplast Indústria e Comércio está investindo em 140 famílias moradoras do Distrito de Novo Remanso, Itacoatiara, município da Região Metropolitana de Manaus (RMM), para a produção de biomateriais e biopolimeros a partir da fibra do curuá, uma espécie parente do abacaxi, fruto cuja produção Novo Remando lidera no Amazonas.

A idéia é gerar renda para as famílias que se tornarão fornecedoras da Tutiplast, que hoje usa fibra de curuá, também conhecida como curauá, trazida do município de Santarém, no Oeste do Pará, e alguns municipios do entorno dele.

“Eles tiveram a primeira safra no ano passado, não foi nada significativo pois as plantas ainda estavam crescendo e, portanto, não houve impacto na renda dessas famílias. Com o desenvolvimento do plantio experimental nos acreditamos que haverá um impacto muito positivo na renda delas”, declarou presidente da Tutiplast, Mariana Barrela.

Novo Remanso é conhecido no setor primário pela grande produção de abacaxis e pela dulçor dos frutos lá plantados, o que sinaliza para os técnicos que a terra é boa para a produção do fruto. Como o curuá é parente do abacaxi, a lógica do projeto envolve a certeza que a produção lá será igualmente de sucesso, o que garantiria renda para os agricultures e para a Tutiplast um novo polo fornecedor de fibra.

Potêencia do segmento Termoplástico

A Tutiplast está instalada na Zona Franca de Manaus desde 1993, atuando no setor termoplástico com a injeção de componentes e peças técnicas para 15 segmentos da economia, como linha branca, duas rodas, eletroeletrônico, automotivo e iluminação.

Com investimentos acumulados de R$ 180 milhões e previsão de produção de R$ 450 milhões em 2025, a empresa gera aproximadamente dois mil empregos diretos e indiretos, mantendo-se como uma das principais fornecedoras de componentes das grandes industrias instaladas no PIM.

Entre as novidades anunciadas por Mariana Barrela está o lançamento de biocompostos que incorporam insumos vegetais e subprodutos da biodiversidade amazônica. No campo da sustentabilidade, a empresa utiliza energia 100% renovável, promove educação socioambiental por meio da Academia Ambiental em parceria com o Instituto Soka e realiza o projeto Tuti Solidário com ações comunitárias em bairros vizinhos das duas plantas que mantém em Manaus, um no bairro Armando Mendes e outra no Prosamin da Cachoeirinha.

O post Tutiplast quer produção de curuá na terra do melhor abacaxi do AM apareceu primeiro em Segundo a Segundo.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *