A aquisição de serviços funerários por parte da Prefeitura de Uarini (a 570 quilômetros de Manaus), no valor de quase R$ 2 milhões, está sob a investigação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
O valor, tendo em vista que o município possui em torno de 15 mil habitantes e baixos índices de mortalidade, de acordo com o Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) e o Portal de Serviços da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), é desproporcional, segundo a Promotoria de Justiça de Uarini, indicando possível ato de improbidade administrativa por parte da gestão municipal.
Há também a suspeita de ocasional simulação de competitividade no certame, o que caracteriza possível violação aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade e interesse público, podendo configurar ato de improbidade administrativa.
“Uarini é um município pequeno, com população em torno de 15 mil habitantes e baixíssimo índice de mortalidade, não havendo, portanto, justificativa para tal gasto. Além disso, embora existam inúmeras empresas que prestam esse serviço na capital, não há registro de participação de outras concorrentes no certame”, afirmou o promotor de Justiça Christian Anderson Ferreira da Gama, responsável pela ação.
LEIA MAIS: Denúncia aponta ônibus sem cobradores na empresa Via Verde
O MPAM deu o prazo de 10 dias para a Prefeitura de Uarini deve fornecer informações e documentos como cópia integral do processo de licitação; justificativa formal da necessidade da contratação; relação de beneficiários atendidos com os serviços fúnebres nos últimos 12 meses; cópia do contrato administrativo com a empresa funerária, relação das empresas que participaram do certame; e documentos comprobatórios de que foi dada ampla publicidade à licitação.
A Promotoria ainda solicitou suspensão imediata do Pregão Presencial nº 012/2025/CC, que trata sobre a aquisição dos serviços, e da execução do contrato, até que seja realizada a devida apuração dos fatos.
O post Uarini vai gastar R$2 milhões em serviço funerário suspeito de superfaturamento apareceu primeiro em Segundo a Segundo.
Deixe uma resposta