O governador Wilson Lima (União), informou que o Estado dará um passo histórico na área da saúde até o fim de 2025. Segundo ele, o Amazonas passará a realizar transplantes de fígado no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus.
O anuncio ocorreu durante uma entrevista do governador a uma emissora local, nesta quinta-feira (21).
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima inaugura iluminação pública em LED e anuncia obras em Itapiranga
Primeiros transplantes de fígado
De acordo com informações do governador, o procedimento já foi aprovado pelo corpo clínico do HPS Delphina, e deve começar ainda este ano. A iniciativa integra o processo de expansão da rede hospitalar iniciado em 2019, que já possibilitou a realização de mais de 200 transplantes de rim e também o implante coclear.
“Agora, vamos dar início ao transplante de fígado, que já está autorizado”, afirmou Lima.
Cirurgias e redução de filas do SisReg
Além da novidade, o governo tem trabalhado para ampliar a capacidade de cirurgias no estado. Em 2024, foram realizadas 284 mil cirurgias. A meta para 2025 é chegar a cerca de 330 mil procedimentos, um aumento de 40 mil em relação ao ano anterior.
O governador Wilson Lima, também explicou que as mudanças na forma de contratação e execução das cirurgias, agora feitas por produção, já têm reduzido significativamente a fila de espera do SisReg. Como alguns exemplos citados pelo gestor: Cirurgias gerais, como vesícula e hérnia, tiveram redução de mais de 80%. Procedimentos de ginecologia e urologia caíram cerca de 70%.
O post Wilson Lima diz que Amazonas vai realizar transplante de fígado apareceu primeiro em Segundo a Segundo.